BIOGEOGRAFIA
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.
O Brasil é um país que contém, em seu território, uma biodiversidade muito rica. Sobre os biomas brasileiros, leia as assertivas e assinale a CORRETA.
O Cerrado é um Bioma típico de climas frios e secos. A flora e a fauna desse bioma são pouco diversificadas.
A Mata Atlântica é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.
A Floresta Amazônica está localizada exclusivamente nos Estados do Norte, e as árvores típicas dessa formação são as araucárias e os pinheiros.
O Cerrado é caracterizado, basicamente, por grandes áreas alagadas e pela presença de manguezais, que abrigam criatórios de várias espécies.
O Pantanal é considerado o maior Bioma brasileiro. Sua extensão é alagada no verão, devido ao derretimento das geleiras dos Andes.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Os seres vivos podem ser classificados em vários níveis hierárquicos. O organismo, por exemplo, é um dos níveis de organização do ecossistema. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, leia e analise as alternativas, e marque aquela que corresponde ao conceito de comunidade:
São elementos presentes na natureza que não possuem ou possuíram vida.
Indivíduos de diferentes espécies presentes em uma área.
Relação que ocorre entre a população e os fatores abióticos.
Indivíduos da mesma espécie presentes em uma mesma área.
Local onde sempre podemos encontrar certa espécie.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos em nossos estudos que fatores ambientais podem limitar a distribuição dos seres vivos no espaço. À área da Biogeografia que estuda e busca explicar a distribuição dos animais no planeta Terra dá-se o nome de Zoogeografia.
Alfred Russel Wallace foi o primeiro cientista a delimitar as regiões do Planeta que apresentam fauna semelhante, ou seja, as regiões zoogeográficas. Wallace afirmava que os diversos biomas da Terra, cada qual com um clima característico, limitavam a sobrevivência de espécies não adaptadas às condições oferecidas por uma determinada região. Dessa forma, as espécies tenderiam a estabelecer-se em determinadas áreas, compatíveis com seu equipamento adaptativo.
Animais como bois-almiscarados, lemingues, caribus, bisões, cabras, furões, linces, antilocapras, cabras-montesas, e aves como falcões e cotovias, pertencem à região faunística:
Neártica
Paleártica
Neotropical
Etiópica
Australiana
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
A vida vegetal de uma região depende de uma série de fatores ligados ao ambiente natural. Já suas características específicas atraem e permitem desenvolver espécies particulares.
Leia e responda.
Um grupo de cientistas juntou os seguintes dados sobre a vegetação de uma região:
- árvores com caules retorcidos;
- solo ácido;
- queimadas frequentes;
- inverno seco e verão chuvoso.
I) De acordo os dados apresentados anteriormente, qual é o ecossistema estudado pelos cientistas?
a) Cerrado.
b) Caatinga.
c) Pantanal.
d) Mata dos Cocais.
II) Ainda sobre os dados coletados pelos cientistas, são considerados alguns dos animais nativos da região que você assinalou na questão:
a) jaguatirica, elefante e rinoceronte.
b) zebra, ornitorrinco e gato-maracajá.
c) lobo-guará, mutum, ema.
d) lontra, mão-pelada e canguru.
As respostas assinaladas foram:
a e c.
c e b.
d e b.
b e d.
b e a.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os fatores ecológicos, tal como os fatores históricos, influenciam na distribuição dos seres vivos no planeta. Esses fatores podem ser de ordem biótica (ou social), química e física.
Analise as sentenças abaixo e vejas quais estão corretas:
1. Os fatores que influenciam na distribuição de um determinado ser vivo (o jatobá, por exemplo) devido à interferência de outro ser vivo (no caso, roedores) podem ser considerados de ordem biótica ou social.
2. O gás carbônico é um bom exemplo para indicar um fator químico, pois trata de um elemento importante no processo de fotossíntese, possibilitando juntamente com outros elementos, a sobrevivência vegetal em uma determinada área.
3. O oxigênio e o gás carbônico são exemplos de fatores de ordem física que influenciam diretamente na distribuição vegetal, e consequentemente, também na acomodação animal de uma área.
4. O clima pode ser citado como um fator de ordem física, assim como o solo, por influenciar no tipo de vegetação que se desenvolve num ambiente e, portanto, atua também na distribuição da fauna.
5. Em climas semelhantes podem ser encontrados ecossistemas completamente distintos, e até de fisionomia vegetal oposta, pois, os Biomas se caracterizam por apresentarem vegetação diversificada, não típica.
A partir da análise das sentenças acima, é possível afirmar que:
As alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as alternativas 1, 4 e 5 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 3 e 4 estão incorretas.
As alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
As populações apresentam uma série de características que dizem respeito ao grupo, como: densidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, etc., além das características genéticas adaptação e habilidade reprodutiva. As sentenças a seguir versam sobre ecologia de populações. Veja quais estão corretas:
I) Mortalidade é o índice que quantifica o número de mortos de uma população. Para calculá-la toma-se o número total de óbitos de um dado ano, multiplica-se por mil e divide-se o resultado pela população total.
II) Taxa de natalidade e crescimento vegetativo são índices que se igualam e tem relação com o número total de nascidos de determinada população em uma área específica, durante o prazo mínimo de cinco anos.
III) Densidade populacional é o número de indivíduos de determinada espécie localizada em certa unidade de área. Esse é um índice importante de se conhecer, pois, quando elevado exerce pressão no ambiente e sobre os demais membros.
IV) Independente da espécie é sempre positivo que haja aumento constante da população, pois isso significa saúde dos membros e resulta em saúde do ambiente, pois aumenta a variabilidade genética.
V) Há muitos fatores que podem influenciar no número de organismos de uma população. O fator limitante é um princípio ecológico relacionado ao excesso ou falta de fatores abióticos, que podem impedir ou limitar o crescimento de uma população.
Estão corretas apenas as alternativas:
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
I, II e III.
I, III e V.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
A ecologia (do grego “oikos", casa, e "logos", estudo) é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, os seres vivos e o meio, em suas interações. Com base na ecologia de populações ou organização e dinâmica populacional, leia as alternativas abaixo, julgando-as como VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) Densidade populacional é a relação entre a quantidade de alimento e a área ocupada, o que não se modifica em função da natalidade e da mortalidade.
( ) Dentre os fatores que podem limitar o número de indivíduos em uma população podemos citar o espaço físico e a disponibilidade de nutrientes.
( ) A densidade dos seres vivos não oferece influência na estabilidade das populações, já que naturalmente espaço e os recursos para cada espécie se adaptam conforme a necessidade aumenta.
( ) Entende-se por resistência ambiental a capacidade que o meio ambiente tem de regeneração ilimitada diante das pressões antrópicas ou naturais.
( ) Entende-se por potencial biótico a capacidade que cada população apresenta de crescer ou se multiplicar em condições plenamente favoráveis.
A SEQUÊNCIA CORRETA do preenchimento das lacunas acima é:
FVFVF
FVFFV
FFVVV
VFFFV
VVFFF
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
A produção moderna do homem, em uma perspectiva antropocêntrica, vem lançando mão dos recursos naturais de maneira intensa e contínua causando forte pressão no meio ambiente. O homem se sente no domínio da natureza, supõe-se no controle e explora-a objetivando o atendimento das “necessidades” de um modelo de desenvolvimento e consumo historicamente constituído.
Com base em seus conhecimentos e na afirmação acima, analise as sentenças abaixo e veja quais estão corretas:
I) A sociedade atual está sustentada em um modelo de produção que se relaciona com a natureza como se pudesse controlá-la. Faz-se urgente a construção de uma percepção baseada em valores cuja centralidade simbólica esteja em bens materiais.
II) Uma sociedade que entende por progresso e desenvolvimento a capacidade de consumo e de acumulação trabalha para construir e manter um imaginário popular do ter, possuir, consumir. A mídia atua na criação dos artifícios que induzem ao desejo de consumo.
III) A sociedade enxerga a natureza como mero depositário de recursos naturais que só estão lá à espera da exploração, que se dará conforme a “necessidade” do modelo de desenvolvimento econômico adotado e praticado.
IV) A discussão sobre essa maneira da sociedade se relacionar com a natureza só teve início a partir do momento em que os impactos ambientais passaram a influenciar negativamente na qualidade da vida humana.
V) A extração dos elementos naturais, tidos como recursos naturais, jamais foi tão branda. Isso se deve aos vários acordos firmados em âmbito internacional. Por conseguinte, o nível crescente de resíduos gerados pelo consumo também se tornou um problema do passado.
Marque a sequência que aponta as alternativas corretas:
II, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
I, II e III
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Antes de pensarmos nos grandes impactos ambientais globais da destruição dos ecossistemas, é necessário ter como base a consciência de que cada espécie apresenta valor em si mesmo e que qualquer alteração em uma parte de uma organização ecológica refletirá em consequências para além dessa organização. No Brasil uma das maiores dores de cabeça dos ambientalistas é o desmatamento desenfreado da Amazônia associado à biopirataria praticada na Amazônia Legal.
Com base em seus conhecimentos sobre desmatamento da Amazônia, leia as frases da sequência, somando os valores que designam as alternativas que fazem análises CORRETAS.
(01) Apesar do desmatamento na floresta, a região amazônica sempre terá abundância de recursos hídricos, pois é uma área caracterizada por grandes quantidades de chuvas.
(02) O desmatamento da floresta amazônica terá como principal consequência uma alteração no regime hídrico na região.
(04) As plantações de soja e a pecuária desmatam centenas de hectares no Centro-Oeste e no Norte do país, pois consistem em atividades que crescem cada vez mais no Brasil.
(08) Em função do desmatamento provocado pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo vegetal, o Brasil tende a sofrer futuramente com a carência de recursos hídricos.
(16) A retirada excessiva da vegetação na Amazônia acarretaria uma redução no regime hídrico de outros biomas brasileiros, como o Cerrado, por exemplo.
A soma dos valores correspondentes às alternativas que fazem análises CORRETAS sobre a Amazônia e os impactos do desmatamento neste Bioma é:
O Cerrado é um Bioma típico de climas frios e secos. A flora e a fauna desse bioma são pouco diversificadas.
A Mata Atlântica é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.
A Floresta Amazônica está localizada exclusivamente nos Estados do Norte, e as árvores típicas dessa formação são as araucárias e os pinheiros.
O Cerrado é caracterizado, basicamente, por grandes áreas alagadas e pela presença de manguezais, que abrigam criatórios de várias espécies.
O Pantanal é considerado o maior Bioma brasileiro. Sua extensão é alagada no verão, devido ao derretimento das geleiras dos Andes.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Os seres vivos podem ser classificados em vários níveis hierárquicos. O organismo, por exemplo, é um dos níveis de organização do ecossistema. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, leia e analise as alternativas, e marque aquela que corresponde ao conceito de comunidade:
São elementos presentes na natureza que não possuem ou possuíram vida.
Indivíduos de diferentes espécies presentes em uma área.
Relação que ocorre entre a população e os fatores abióticos.
Indivíduos da mesma espécie presentes em uma mesma área.
Local onde sempre podemos encontrar certa espécie.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos em nossos estudos que fatores ambientais podem limitar a distribuição dos seres vivos no espaço. À área da Biogeografia que estuda e busca explicar a distribuição dos animais no planeta Terra dá-se o nome de Zoogeografia.
Alfred Russel Wallace foi o primeiro cientista a delimitar as regiões do Planeta que apresentam fauna semelhante, ou seja, as regiões zoogeográficas. Wallace afirmava que os diversos biomas da Terra, cada qual com um clima característico, limitavam a sobrevivência de espécies não adaptadas às condições oferecidas por uma determinada região. Dessa forma, as espécies tenderiam a estabelecer-se em determinadas áreas, compatíveis com seu equipamento adaptativo.
Animais como bois-almiscarados, lemingues, caribus, bisões, cabras, furões, linces, antilocapras, cabras-montesas, e aves como falcões e cotovias, pertencem à região faunística:
Neártica
Paleártica
Neotropical
Etiópica
Australiana
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
A vida vegetal de uma região depende de uma série de fatores ligados ao ambiente natural. Já suas características específicas atraem e permitem desenvolver espécies particulares.
Leia e responda.
Um grupo de cientistas juntou os seguintes dados sobre a vegetação de uma região:
- árvores com caules retorcidos;
- solo ácido;
- queimadas frequentes;
- inverno seco e verão chuvoso.
I) De acordo os dados apresentados anteriormente, qual é o ecossistema estudado pelos cientistas?
a) Cerrado.
b) Caatinga.
c) Pantanal.
d) Mata dos Cocais.
II) Ainda sobre os dados coletados pelos cientistas, são considerados alguns dos animais nativos da região que você assinalou na questão:
a) jaguatirica, elefante e rinoceronte.
b) zebra, ornitorrinco e gato-maracajá.
c) lobo-guará, mutum, ema.
d) lontra, mão-pelada e canguru.
As respostas assinaladas foram:
a e c.
c e b.
d e b.
b e d.
b e a.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os fatores ecológicos, tal como os fatores históricos, influenciam na distribuição dos seres vivos no planeta. Esses fatores podem ser de ordem biótica (ou social), química e física.
Analise as sentenças abaixo e vejas quais estão corretas:
1. Os fatores que influenciam na distribuição de um determinado ser vivo (o jatobá, por exemplo) devido à interferência de outro ser vivo (no caso, roedores) podem ser considerados de ordem biótica ou social.
2. O gás carbônico é um bom exemplo para indicar um fator químico, pois trata de um elemento importante no processo de fotossíntese, possibilitando juntamente com outros elementos, a sobrevivência vegetal em uma determinada área.
3. O oxigênio e o gás carbônico são exemplos de fatores de ordem física que influenciam diretamente na distribuição vegetal, e consequentemente, também na acomodação animal de uma área.
4. O clima pode ser citado como um fator de ordem física, assim como o solo, por influenciar no tipo de vegetação que se desenvolve num ambiente e, portanto, atua também na distribuição da fauna.
5. Em climas semelhantes podem ser encontrados ecossistemas completamente distintos, e até de fisionomia vegetal oposta, pois, os Biomas se caracterizam por apresentarem vegetação diversificada, não típica.
A partir da análise das sentenças acima, é possível afirmar que:
As alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as alternativas 1, 4 e 5 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 3 e 4 estão incorretas.
As alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
As populações apresentam uma série de características que dizem respeito ao grupo, como: densidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, etc., além das características genéticas adaptação e habilidade reprodutiva. As sentenças a seguir versam sobre ecologia de populações. Veja quais estão corretas:
I) Mortalidade é o índice que quantifica o número de mortos de uma população. Para calculá-la toma-se o número total de óbitos de um dado ano, multiplica-se por mil e divide-se o resultado pela população total.
II) Taxa de natalidade e crescimento vegetativo são índices que se igualam e tem relação com o número total de nascidos de determinada população em uma área específica, durante o prazo mínimo de cinco anos.
III) Densidade populacional é o número de indivíduos de determinada espécie localizada em certa unidade de área. Esse é um índice importante de se conhecer, pois, quando elevado exerce pressão no ambiente e sobre os demais membros.
IV) Independente da espécie é sempre positivo que haja aumento constante da população, pois isso significa saúde dos membros e resulta em saúde do ambiente, pois aumenta a variabilidade genética.
V) Há muitos fatores que podem influenciar no número de organismos de uma população. O fator limitante é um princípio ecológico relacionado ao excesso ou falta de fatores abióticos, que podem impedir ou limitar o crescimento de uma população.
Estão corretas apenas as alternativas:
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
I, II e III.
I, III e V.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
A ecologia (do grego “oikos", casa, e "logos", estudo) é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, os seres vivos e o meio, em suas interações. Com base na ecologia de populações ou organização e dinâmica populacional, leia as alternativas abaixo, julgando-as como VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) Densidade populacional é a relação entre a quantidade de alimento e a área ocupada, o que não se modifica em função da natalidade e da mortalidade.
( ) Dentre os fatores que podem limitar o número de indivíduos em uma população podemos citar o espaço físico e a disponibilidade de nutrientes.
( ) A densidade dos seres vivos não oferece influência na estabilidade das populações, já que naturalmente espaço e os recursos para cada espécie se adaptam conforme a necessidade aumenta.
( ) Entende-se por resistência ambiental a capacidade que o meio ambiente tem de regeneração ilimitada diante das pressões antrópicas ou naturais.
( ) Entende-se por potencial biótico a capacidade que cada população apresenta de crescer ou se multiplicar em condições plenamente favoráveis.
A SEQUÊNCIA CORRETA do preenchimento das lacunas acima é:
FVFVF
FVFFV
FFVVV
VFFFV
VVFFF
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
A produção moderna do homem, em uma perspectiva antropocêntrica, vem lançando mão dos recursos naturais de maneira intensa e contínua causando forte pressão no meio ambiente. O homem se sente no domínio da natureza, supõe-se no controle e explora-a objetivando o atendimento das “necessidades” de um modelo de desenvolvimento e consumo historicamente constituído.
Com base em seus conhecimentos e na afirmação acima, analise as sentenças abaixo e veja quais estão corretas:
I) A sociedade atual está sustentada em um modelo de produção que se relaciona com a natureza como se pudesse controlá-la. Faz-se urgente a construção de uma percepção baseada em valores cuja centralidade simbólica esteja em bens materiais.
II) Uma sociedade que entende por progresso e desenvolvimento a capacidade de consumo e de acumulação trabalha para construir e manter um imaginário popular do ter, possuir, consumir. A mídia atua na criação dos artifícios que induzem ao desejo de consumo.
III) A sociedade enxerga a natureza como mero depositário de recursos naturais que só estão lá à espera da exploração, que se dará conforme a “necessidade” do modelo de desenvolvimento econômico adotado e praticado.
IV) A discussão sobre essa maneira da sociedade se relacionar com a natureza só teve início a partir do momento em que os impactos ambientais passaram a influenciar negativamente na qualidade da vida humana.
V) A extração dos elementos naturais, tidos como recursos naturais, jamais foi tão branda. Isso se deve aos vários acordos firmados em âmbito internacional. Por conseguinte, o nível crescente de resíduos gerados pelo consumo também se tornou um problema do passado.
Marque a sequência que aponta as alternativas corretas:
II, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
I, II e III
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Antes de pensarmos nos grandes impactos ambientais globais da destruição dos ecossistemas, é necessário ter como base a consciência de que cada espécie apresenta valor em si mesmo e que qualquer alteração em uma parte de uma organização ecológica refletirá em consequências para além dessa organização. No Brasil uma das maiores dores de cabeça dos ambientalistas é o desmatamento desenfreado da Amazônia associado à biopirataria praticada na Amazônia Legal.
Com base em seus conhecimentos sobre desmatamento da Amazônia, leia as frases da sequência, somando os valores que designam as alternativas que fazem análises CORRETAS.
(01) Apesar do desmatamento na floresta, a região amazônica sempre terá abundância de recursos hídricos, pois é uma área caracterizada por grandes quantidades de chuvas.
(02) O desmatamento da floresta amazônica terá como principal consequência uma alteração no regime hídrico na região.
(04) As plantações de soja e a pecuária desmatam centenas de hectares no Centro-Oeste e no Norte do país, pois consistem em atividades que crescem cada vez mais no Brasil.
(08) Em função do desmatamento provocado pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo vegetal, o Brasil tende a sofrer futuramente com a carência de recursos hídricos.
(16) A retirada excessiva da vegetação na Amazônia acarretaria uma redução no regime hídrico de outros biomas brasileiros, como o Cerrado, por exemplo.
A soma dos valores correspondentes às alternativas que fazem análises CORRETAS sobre a Amazônia e os impactos do desmatamento neste Bioma é:
São elementos presentes na natureza que não possuem ou possuíram vida.
Indivíduos de diferentes espécies presentes em uma área.
Relação que ocorre entre a população e os fatores abióticos.
Indivíduos da mesma espécie presentes em uma mesma área.
Local onde sempre podemos encontrar certa espécie.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos em nossos estudos que fatores ambientais podem limitar a distribuição dos seres vivos no espaço. À área da Biogeografia que estuda e busca explicar a distribuição dos animais no planeta Terra dá-se o nome de Zoogeografia.
Alfred Russel Wallace foi o primeiro cientista a delimitar as regiões do Planeta que apresentam fauna semelhante, ou seja, as regiões zoogeográficas. Wallace afirmava que os diversos biomas da Terra, cada qual com um clima característico, limitavam a sobrevivência de espécies não adaptadas às condições oferecidas por uma determinada região. Dessa forma, as espécies tenderiam a estabelecer-se em determinadas áreas, compatíveis com seu equipamento adaptativo.
Animais como bois-almiscarados, lemingues, caribus, bisões, cabras, furões, linces, antilocapras, cabras-montesas, e aves como falcões e cotovias, pertencem à região faunística:
Neártica
Paleártica
Neotropical
Etiópica
Australiana
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
A vida vegetal de uma região depende de uma série de fatores ligados ao ambiente natural. Já suas características específicas atraem e permitem desenvolver espécies particulares.
Leia e responda.
Um grupo de cientistas juntou os seguintes dados sobre a vegetação de uma região:
- árvores com caules retorcidos;
- solo ácido;
- queimadas frequentes;
- inverno seco e verão chuvoso.
I) De acordo os dados apresentados anteriormente, qual é o ecossistema estudado pelos cientistas?
a) Cerrado.
b) Caatinga.
c) Pantanal.
d) Mata dos Cocais.
II) Ainda sobre os dados coletados pelos cientistas, são considerados alguns dos animais nativos da região que você assinalou na questão:
a) jaguatirica, elefante e rinoceronte.
b) zebra, ornitorrinco e gato-maracajá.
c) lobo-guará, mutum, ema.
d) lontra, mão-pelada e canguru.
As respostas assinaladas foram:
a e c.
c e b.
d e b.
b e d.
b e a.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os fatores ecológicos, tal como os fatores históricos, influenciam na distribuição dos seres vivos no planeta. Esses fatores podem ser de ordem biótica (ou social), química e física.
Analise as sentenças abaixo e vejas quais estão corretas:
1. Os fatores que influenciam na distribuição de um determinado ser vivo (o jatobá, por exemplo) devido à interferência de outro ser vivo (no caso, roedores) podem ser considerados de ordem biótica ou social.
2. O gás carbônico é um bom exemplo para indicar um fator químico, pois trata de um elemento importante no processo de fotossíntese, possibilitando juntamente com outros elementos, a sobrevivência vegetal em uma determinada área.
3. O oxigênio e o gás carbônico são exemplos de fatores de ordem física que influenciam diretamente na distribuição vegetal, e consequentemente, também na acomodação animal de uma área.
4. O clima pode ser citado como um fator de ordem física, assim como o solo, por influenciar no tipo de vegetação que se desenvolve num ambiente e, portanto, atua também na distribuição da fauna.
5. Em climas semelhantes podem ser encontrados ecossistemas completamente distintos, e até de fisionomia vegetal oposta, pois, os Biomas se caracterizam por apresentarem vegetação diversificada, não típica.
A partir da análise das sentenças acima, é possível afirmar que:
As alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as alternativas 1, 4 e 5 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 3 e 4 estão incorretas.
As alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
As populações apresentam uma série de características que dizem respeito ao grupo, como: densidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, etc., além das características genéticas adaptação e habilidade reprodutiva. As sentenças a seguir versam sobre ecologia de populações. Veja quais estão corretas:
I) Mortalidade é o índice que quantifica o número de mortos de uma população. Para calculá-la toma-se o número total de óbitos de um dado ano, multiplica-se por mil e divide-se o resultado pela população total.
II) Taxa de natalidade e crescimento vegetativo são índices que se igualam e tem relação com o número total de nascidos de determinada população em uma área específica, durante o prazo mínimo de cinco anos.
III) Densidade populacional é o número de indivíduos de determinada espécie localizada em certa unidade de área. Esse é um índice importante de se conhecer, pois, quando elevado exerce pressão no ambiente e sobre os demais membros.
IV) Independente da espécie é sempre positivo que haja aumento constante da população, pois isso significa saúde dos membros e resulta em saúde do ambiente, pois aumenta a variabilidade genética.
V) Há muitos fatores que podem influenciar no número de organismos de uma população. O fator limitante é um princípio ecológico relacionado ao excesso ou falta de fatores abióticos, que podem impedir ou limitar o crescimento de uma população.
Estão corretas apenas as alternativas:
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
I, II e III.
I, III e V.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
A ecologia (do grego “oikos", casa, e "logos", estudo) é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, os seres vivos e o meio, em suas interações. Com base na ecologia de populações ou organização e dinâmica populacional, leia as alternativas abaixo, julgando-as como VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) Densidade populacional é a relação entre a quantidade de alimento e a área ocupada, o que não se modifica em função da natalidade e da mortalidade.
( ) Dentre os fatores que podem limitar o número de indivíduos em uma população podemos citar o espaço físico e a disponibilidade de nutrientes.
( ) A densidade dos seres vivos não oferece influência na estabilidade das populações, já que naturalmente espaço e os recursos para cada espécie se adaptam conforme a necessidade aumenta.
( ) Entende-se por resistência ambiental a capacidade que o meio ambiente tem de regeneração ilimitada diante das pressões antrópicas ou naturais.
( ) Entende-se por potencial biótico a capacidade que cada população apresenta de crescer ou se multiplicar em condições plenamente favoráveis.
A SEQUÊNCIA CORRETA do preenchimento das lacunas acima é:
FVFVF
FVFFV
FFVVV
VFFFV
VVFFF
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
A produção moderna do homem, em uma perspectiva antropocêntrica, vem lançando mão dos recursos naturais de maneira intensa e contínua causando forte pressão no meio ambiente. O homem se sente no domínio da natureza, supõe-se no controle e explora-a objetivando o atendimento das “necessidades” de um modelo de desenvolvimento e consumo historicamente constituído.
Com base em seus conhecimentos e na afirmação acima, analise as sentenças abaixo e veja quais estão corretas:
I) A sociedade atual está sustentada em um modelo de produção que se relaciona com a natureza como se pudesse controlá-la. Faz-se urgente a construção de uma percepção baseada em valores cuja centralidade simbólica esteja em bens materiais.
II) Uma sociedade que entende por progresso e desenvolvimento a capacidade de consumo e de acumulação trabalha para construir e manter um imaginário popular do ter, possuir, consumir. A mídia atua na criação dos artifícios que induzem ao desejo de consumo.
III) A sociedade enxerga a natureza como mero depositário de recursos naturais que só estão lá à espera da exploração, que se dará conforme a “necessidade” do modelo de desenvolvimento econômico adotado e praticado.
IV) A discussão sobre essa maneira da sociedade se relacionar com a natureza só teve início a partir do momento em que os impactos ambientais passaram a influenciar negativamente na qualidade da vida humana.
V) A extração dos elementos naturais, tidos como recursos naturais, jamais foi tão branda. Isso se deve aos vários acordos firmados em âmbito internacional. Por conseguinte, o nível crescente de resíduos gerados pelo consumo também se tornou um problema do passado.
Marque a sequência que aponta as alternativas corretas:
II, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
I, II e III
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Antes de pensarmos nos grandes impactos ambientais globais da destruição dos ecossistemas, é necessário ter como base a consciência de que cada espécie apresenta valor em si mesmo e que qualquer alteração em uma parte de uma organização ecológica refletirá em consequências para além dessa organização. No Brasil uma das maiores dores de cabeça dos ambientalistas é o desmatamento desenfreado da Amazônia associado à biopirataria praticada na Amazônia Legal.
Com base em seus conhecimentos sobre desmatamento da Amazônia, leia as frases da sequência, somando os valores que designam as alternativas que fazem análises CORRETAS.
(01) Apesar do desmatamento na floresta, a região amazônica sempre terá abundância de recursos hídricos, pois é uma área caracterizada por grandes quantidades de chuvas.
(02) O desmatamento da floresta amazônica terá como principal consequência uma alteração no regime hídrico na região.
(04) As plantações de soja e a pecuária desmatam centenas de hectares no Centro-Oeste e no Norte do país, pois consistem em atividades que crescem cada vez mais no Brasil.
(08) Em função do desmatamento provocado pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo vegetal, o Brasil tende a sofrer futuramente com a carência de recursos hídricos.
(16) A retirada excessiva da vegetação na Amazônia acarretaria uma redução no regime hídrico de outros biomas brasileiros, como o Cerrado, por exemplo.
A soma dos valores correspondentes às alternativas que fazem análises CORRETAS sobre a Amazônia e os impactos do desmatamento neste Bioma é:
Neártica
Paleártica
Neotropical
Etiópica
Australiana
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
A vida vegetal de uma região depende de uma série de fatores ligados ao ambiente natural. Já suas características específicas atraem e permitem desenvolver espécies particulares.
Leia e responda.
Um grupo de cientistas juntou os seguintes dados sobre a vegetação de uma região:
- árvores com caules retorcidos;
- solo ácido;
- queimadas frequentes;
- inverno seco e verão chuvoso.
I) De acordo os dados apresentados anteriormente, qual é o ecossistema estudado pelos cientistas?
a) Cerrado.
b) Caatinga.
c) Pantanal.
d) Mata dos Cocais.
II) Ainda sobre os dados coletados pelos cientistas, são considerados alguns dos animais nativos da região que você assinalou na questão:
a) jaguatirica, elefante e rinoceronte.
b) zebra, ornitorrinco e gato-maracajá.
c) lobo-guará, mutum, ema.
d) lontra, mão-pelada e canguru.
As respostas assinaladas foram:
a e c.
c e b.
d e b.
b e d.
b e a.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os fatores ecológicos, tal como os fatores históricos, influenciam na distribuição dos seres vivos no planeta. Esses fatores podem ser de ordem biótica (ou social), química e física.
Analise as sentenças abaixo e vejas quais estão corretas:
1. Os fatores que influenciam na distribuição de um determinado ser vivo (o jatobá, por exemplo) devido à interferência de outro ser vivo (no caso, roedores) podem ser considerados de ordem biótica ou social.
2. O gás carbônico é um bom exemplo para indicar um fator químico, pois trata de um elemento importante no processo de fotossíntese, possibilitando juntamente com outros elementos, a sobrevivência vegetal em uma determinada área.
3. O oxigênio e o gás carbônico são exemplos de fatores de ordem física que influenciam diretamente na distribuição vegetal, e consequentemente, também na acomodação animal de uma área.
4. O clima pode ser citado como um fator de ordem física, assim como o solo, por influenciar no tipo de vegetação que se desenvolve num ambiente e, portanto, atua também na distribuição da fauna.
5. Em climas semelhantes podem ser encontrados ecossistemas completamente distintos, e até de fisionomia vegetal oposta, pois, os Biomas se caracterizam por apresentarem vegetação diversificada, não típica.
A partir da análise das sentenças acima, é possível afirmar que:
As alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as alternativas 1, 4 e 5 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 3 e 4 estão incorretas.
As alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
As populações apresentam uma série de características que dizem respeito ao grupo, como: densidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, etc., além das características genéticas adaptação e habilidade reprodutiva. As sentenças a seguir versam sobre ecologia de populações. Veja quais estão corretas:
I) Mortalidade é o índice que quantifica o número de mortos de uma população. Para calculá-la toma-se o número total de óbitos de um dado ano, multiplica-se por mil e divide-se o resultado pela população total.
II) Taxa de natalidade e crescimento vegetativo são índices que se igualam e tem relação com o número total de nascidos de determinada população em uma área específica, durante o prazo mínimo de cinco anos.
III) Densidade populacional é o número de indivíduos de determinada espécie localizada em certa unidade de área. Esse é um índice importante de se conhecer, pois, quando elevado exerce pressão no ambiente e sobre os demais membros.
IV) Independente da espécie é sempre positivo que haja aumento constante da população, pois isso significa saúde dos membros e resulta em saúde do ambiente, pois aumenta a variabilidade genética.
V) Há muitos fatores que podem influenciar no número de organismos de uma população. O fator limitante é um princípio ecológico relacionado ao excesso ou falta de fatores abióticos, que podem impedir ou limitar o crescimento de uma população.
Estão corretas apenas as alternativas:
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
I, II e III.
I, III e V.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
A ecologia (do grego “oikos", casa, e "logos", estudo) é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, os seres vivos e o meio, em suas interações. Com base na ecologia de populações ou organização e dinâmica populacional, leia as alternativas abaixo, julgando-as como VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) Densidade populacional é a relação entre a quantidade de alimento e a área ocupada, o que não se modifica em função da natalidade e da mortalidade.
( ) Dentre os fatores que podem limitar o número de indivíduos em uma população podemos citar o espaço físico e a disponibilidade de nutrientes.
( ) A densidade dos seres vivos não oferece influência na estabilidade das populações, já que naturalmente espaço e os recursos para cada espécie se adaptam conforme a necessidade aumenta.
( ) Entende-se por resistência ambiental a capacidade que o meio ambiente tem de regeneração ilimitada diante das pressões antrópicas ou naturais.
( ) Entende-se por potencial biótico a capacidade que cada população apresenta de crescer ou se multiplicar em condições plenamente favoráveis.
A SEQUÊNCIA CORRETA do preenchimento das lacunas acima é:
FVFVF
FVFFV
FFVVV
VFFFV
VVFFF
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
A produção moderna do homem, em uma perspectiva antropocêntrica, vem lançando mão dos recursos naturais de maneira intensa e contínua causando forte pressão no meio ambiente. O homem se sente no domínio da natureza, supõe-se no controle e explora-a objetivando o atendimento das “necessidades” de um modelo de desenvolvimento e consumo historicamente constituído.
Com base em seus conhecimentos e na afirmação acima, analise as sentenças abaixo e veja quais estão corretas:
I) A sociedade atual está sustentada em um modelo de produção que se relaciona com a natureza como se pudesse controlá-la. Faz-se urgente a construção de uma percepção baseada em valores cuja centralidade simbólica esteja em bens materiais.
II) Uma sociedade que entende por progresso e desenvolvimento a capacidade de consumo e de acumulação trabalha para construir e manter um imaginário popular do ter, possuir, consumir. A mídia atua na criação dos artifícios que induzem ao desejo de consumo.
III) A sociedade enxerga a natureza como mero depositário de recursos naturais que só estão lá à espera da exploração, que se dará conforme a “necessidade” do modelo de desenvolvimento econômico adotado e praticado.
IV) A discussão sobre essa maneira da sociedade se relacionar com a natureza só teve início a partir do momento em que os impactos ambientais passaram a influenciar negativamente na qualidade da vida humana.
V) A extração dos elementos naturais, tidos como recursos naturais, jamais foi tão branda. Isso se deve aos vários acordos firmados em âmbito internacional. Por conseguinte, o nível crescente de resíduos gerados pelo consumo também se tornou um problema do passado.
Marque a sequência que aponta as alternativas corretas:
II, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
I, II e III
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Antes de pensarmos nos grandes impactos ambientais globais da destruição dos ecossistemas, é necessário ter como base a consciência de que cada espécie apresenta valor em si mesmo e que qualquer alteração em uma parte de uma organização ecológica refletirá em consequências para além dessa organização. No Brasil uma das maiores dores de cabeça dos ambientalistas é o desmatamento desenfreado da Amazônia associado à biopirataria praticada na Amazônia Legal.
Com base em seus conhecimentos sobre desmatamento da Amazônia, leia as frases da sequência, somando os valores que designam as alternativas que fazem análises CORRETAS.
(01) Apesar do desmatamento na floresta, a região amazônica sempre terá abundância de recursos hídricos, pois é uma área caracterizada por grandes quantidades de chuvas.
(02) O desmatamento da floresta amazônica terá como principal consequência uma alteração no regime hídrico na região.
(04) As plantações de soja e a pecuária desmatam centenas de hectares no Centro-Oeste e no Norte do país, pois consistem em atividades que crescem cada vez mais no Brasil.
(08) Em função do desmatamento provocado pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo vegetal, o Brasil tende a sofrer futuramente com a carência de recursos hídricos.
(16) A retirada excessiva da vegetação na Amazônia acarretaria uma redução no regime hídrico de outros biomas brasileiros, como o Cerrado, por exemplo.
A soma dos valores correspondentes às alternativas que fazem análises CORRETAS sobre a Amazônia e os impactos do desmatamento neste Bioma é:
a) Cerrado.
b) Caatinga.
c) Pantanal.
d) Mata dos Cocais.
II) Ainda sobre os dados coletados pelos cientistas, são considerados alguns dos animais nativos da região que você assinalou na questão:
a) jaguatirica, elefante e rinoceronte.
b) zebra, ornitorrinco e gato-maracajá.
c) lobo-guará, mutum, ema.
d) lontra, mão-pelada e canguru.
As respostas assinaladas foram:
a e c.
c e b.
d e b.
b e d.
b e a.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os fatores ecológicos, tal como os fatores históricos, influenciam na distribuição dos seres vivos no planeta. Esses fatores podem ser de ordem biótica (ou social), química e física.
Analise as sentenças abaixo e vejas quais estão corretas:
1. Os fatores que influenciam na distribuição de um determinado ser vivo (o jatobá, por exemplo) devido à interferência de outro ser vivo (no caso, roedores) podem ser considerados de ordem biótica ou social.
2. O gás carbônico é um bom exemplo para indicar um fator químico, pois trata de um elemento importante no processo de fotossíntese, possibilitando juntamente com outros elementos, a sobrevivência vegetal em uma determinada área.
3. O oxigênio e o gás carbônico são exemplos de fatores de ordem física que influenciam diretamente na distribuição vegetal, e consequentemente, também na acomodação animal de uma área.
4. O clima pode ser citado como um fator de ordem física, assim como o solo, por influenciar no tipo de vegetação que se desenvolve num ambiente e, portanto, atua também na distribuição da fauna.
5. Em climas semelhantes podem ser encontrados ecossistemas completamente distintos, e até de fisionomia vegetal oposta, pois, os Biomas se caracterizam por apresentarem vegetação diversificada, não típica.
A partir da análise das sentenças acima, é possível afirmar que:
As alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as alternativas 1, 4 e 5 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 3 e 4 estão incorretas.
As alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
As populações apresentam uma série de características que dizem respeito ao grupo, como: densidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, etc., além das características genéticas adaptação e habilidade reprodutiva. As sentenças a seguir versam sobre ecologia de populações. Veja quais estão corretas:
I) Mortalidade é o índice que quantifica o número de mortos de uma população. Para calculá-la toma-se o número total de óbitos de um dado ano, multiplica-se por mil e divide-se o resultado pela população total.
II) Taxa de natalidade e crescimento vegetativo são índices que se igualam e tem relação com o número total de nascidos de determinada população em uma área específica, durante o prazo mínimo de cinco anos.
III) Densidade populacional é o número de indivíduos de determinada espécie localizada em certa unidade de área. Esse é um índice importante de se conhecer, pois, quando elevado exerce pressão no ambiente e sobre os demais membros.
IV) Independente da espécie é sempre positivo que haja aumento constante da população, pois isso significa saúde dos membros e resulta em saúde do ambiente, pois aumenta a variabilidade genética.
V) Há muitos fatores que podem influenciar no número de organismos de uma população. O fator limitante é um princípio ecológico relacionado ao excesso ou falta de fatores abióticos, que podem impedir ou limitar o crescimento de uma população.
Estão corretas apenas as alternativas:
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
I, II e III.
I, III e V.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
A ecologia (do grego “oikos", casa, e "logos", estudo) é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, os seres vivos e o meio, em suas interações. Com base na ecologia de populações ou organização e dinâmica populacional, leia as alternativas abaixo, julgando-as como VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) Densidade populacional é a relação entre a quantidade de alimento e a área ocupada, o que não se modifica em função da natalidade e da mortalidade.
( ) Dentre os fatores que podem limitar o número de indivíduos em uma população podemos citar o espaço físico e a disponibilidade de nutrientes.
( ) A densidade dos seres vivos não oferece influência na estabilidade das populações, já que naturalmente espaço e os recursos para cada espécie se adaptam conforme a necessidade aumenta.
( ) Entende-se por resistência ambiental a capacidade que o meio ambiente tem de regeneração ilimitada diante das pressões antrópicas ou naturais.
( ) Entende-se por potencial biótico a capacidade que cada população apresenta de crescer ou se multiplicar em condições plenamente favoráveis.
A SEQUÊNCIA CORRETA do preenchimento das lacunas acima é:
FVFVF
FVFFV
FFVVV
VFFFV
VVFFF
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
A produção moderna do homem, em uma perspectiva antropocêntrica, vem lançando mão dos recursos naturais de maneira intensa e contínua causando forte pressão no meio ambiente. O homem se sente no domínio da natureza, supõe-se no controle e explora-a objetivando o atendimento das “necessidades” de um modelo de desenvolvimento e consumo historicamente constituído.
Com base em seus conhecimentos e na afirmação acima, analise as sentenças abaixo e veja quais estão corretas:
I) A sociedade atual está sustentada em um modelo de produção que se relaciona com a natureza como se pudesse controlá-la. Faz-se urgente a construção de uma percepção baseada em valores cuja centralidade simbólica esteja em bens materiais.
II) Uma sociedade que entende por progresso e desenvolvimento a capacidade de consumo e de acumulação trabalha para construir e manter um imaginário popular do ter, possuir, consumir. A mídia atua na criação dos artifícios que induzem ao desejo de consumo.
III) A sociedade enxerga a natureza como mero depositário de recursos naturais que só estão lá à espera da exploração, que se dará conforme a “necessidade” do modelo de desenvolvimento econômico adotado e praticado.
IV) A discussão sobre essa maneira da sociedade se relacionar com a natureza só teve início a partir do momento em que os impactos ambientais passaram a influenciar negativamente na qualidade da vida humana.
V) A extração dos elementos naturais, tidos como recursos naturais, jamais foi tão branda. Isso se deve aos vários acordos firmados em âmbito internacional. Por conseguinte, o nível crescente de resíduos gerados pelo consumo também se tornou um problema do passado.
Marque a sequência que aponta as alternativas corretas:
II, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
I, II e III
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Antes de pensarmos nos grandes impactos ambientais globais da destruição dos ecossistemas, é necessário ter como base a consciência de que cada espécie apresenta valor em si mesmo e que qualquer alteração em uma parte de uma organização ecológica refletirá em consequências para além dessa organização. No Brasil uma das maiores dores de cabeça dos ambientalistas é o desmatamento desenfreado da Amazônia associado à biopirataria praticada na Amazônia Legal.
Com base em seus conhecimentos sobre desmatamento da Amazônia, leia as frases da sequência, somando os valores que designam as alternativas que fazem análises CORRETAS.
(01) Apesar do desmatamento na floresta, a região amazônica sempre terá abundância de recursos hídricos, pois é uma área caracterizada por grandes quantidades de chuvas.
(02) O desmatamento da floresta amazônica terá como principal consequência uma alteração no regime hídrico na região.
(04) As plantações de soja e a pecuária desmatam centenas de hectares no Centro-Oeste e no Norte do país, pois consistem em atividades que crescem cada vez mais no Brasil.
(08) Em função do desmatamento provocado pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo vegetal, o Brasil tende a sofrer futuramente com a carência de recursos hídricos.
(16) A retirada excessiva da vegetação na Amazônia acarretaria uma redução no regime hídrico de outros biomas brasileiros, como o Cerrado, por exemplo.
A soma dos valores correspondentes às alternativas que fazem análises CORRETAS sobre a Amazônia e os impactos do desmatamento neste Bioma é:
As alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as alternativas 1, 4 e 5 estão corretas.
As alternativas 1, 2, 3 e 4 estão incorretas.
As alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
As populações apresentam uma série de características que dizem respeito ao grupo, como: densidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, etc., além das características genéticas adaptação e habilidade reprodutiva. As sentenças a seguir versam sobre ecologia de populações. Veja quais estão corretas:
I) Mortalidade é o índice que quantifica o número de mortos de uma população. Para calculá-la toma-se o número total de óbitos de um dado ano, multiplica-se por mil e divide-se o resultado pela população total.
II) Taxa de natalidade e crescimento vegetativo são índices que se igualam e tem relação com o número total de nascidos de determinada população em uma área específica, durante o prazo mínimo de cinco anos.
III) Densidade populacional é o número de indivíduos de determinada espécie localizada em certa unidade de área. Esse é um índice importante de se conhecer, pois, quando elevado exerce pressão no ambiente e sobre os demais membros.
IV) Independente da espécie é sempre positivo que haja aumento constante da população, pois isso significa saúde dos membros e resulta em saúde do ambiente, pois aumenta a variabilidade genética.
V) Há muitos fatores que podem influenciar no número de organismos de uma população. O fator limitante é um princípio ecológico relacionado ao excesso ou falta de fatores abióticos, que podem impedir ou limitar o crescimento de uma população.
Estão corretas apenas as alternativas:
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
I, II e III.
I, III e V.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
A ecologia (do grego “oikos", casa, e "logos", estudo) é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, os seres vivos e o meio, em suas interações. Com base na ecologia de populações ou organização e dinâmica populacional, leia as alternativas abaixo, julgando-as como VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) Densidade populacional é a relação entre a quantidade de alimento e a área ocupada, o que não se modifica em função da natalidade e da mortalidade.
( ) Dentre os fatores que podem limitar o número de indivíduos em uma população podemos citar o espaço físico e a disponibilidade de nutrientes.
( ) A densidade dos seres vivos não oferece influência na estabilidade das populações, já que naturalmente espaço e os recursos para cada espécie se adaptam conforme a necessidade aumenta.
( ) Entende-se por resistência ambiental a capacidade que o meio ambiente tem de regeneração ilimitada diante das pressões antrópicas ou naturais.
( ) Entende-se por potencial biótico a capacidade que cada população apresenta de crescer ou se multiplicar em condições plenamente favoráveis.
A SEQUÊNCIA CORRETA do preenchimento das lacunas acima é:
FVFVF
FVFFV
FFVVV
VFFFV
VVFFF
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
A produção moderna do homem, em uma perspectiva antropocêntrica, vem lançando mão dos recursos naturais de maneira intensa e contínua causando forte pressão no meio ambiente. O homem se sente no domínio da natureza, supõe-se no controle e explora-a objetivando o atendimento das “necessidades” de um modelo de desenvolvimento e consumo historicamente constituído.
Com base em seus conhecimentos e na afirmação acima, analise as sentenças abaixo e veja quais estão corretas:
I) A sociedade atual está sustentada em um modelo de produção que se relaciona com a natureza como se pudesse controlá-la. Faz-se urgente a construção de uma percepção baseada em valores cuja centralidade simbólica esteja em bens materiais.
II) Uma sociedade que entende por progresso e desenvolvimento a capacidade de consumo e de acumulação trabalha para construir e manter um imaginário popular do ter, possuir, consumir. A mídia atua na criação dos artifícios que induzem ao desejo de consumo.
III) A sociedade enxerga a natureza como mero depositário de recursos naturais que só estão lá à espera da exploração, que se dará conforme a “necessidade” do modelo de desenvolvimento econômico adotado e praticado.
IV) A discussão sobre essa maneira da sociedade se relacionar com a natureza só teve início a partir do momento em que os impactos ambientais passaram a influenciar negativamente na qualidade da vida humana.
V) A extração dos elementos naturais, tidos como recursos naturais, jamais foi tão branda. Isso se deve aos vários acordos firmados em âmbito internacional. Por conseguinte, o nível crescente de resíduos gerados pelo consumo também se tornou um problema do passado.
Marque a sequência que aponta as alternativas corretas:
II, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
I, II e III
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Antes de pensarmos nos grandes impactos ambientais globais da destruição dos ecossistemas, é necessário ter como base a consciência de que cada espécie apresenta valor em si mesmo e que qualquer alteração em uma parte de uma organização ecológica refletirá em consequências para além dessa organização. No Brasil uma das maiores dores de cabeça dos ambientalistas é o desmatamento desenfreado da Amazônia associado à biopirataria praticada na Amazônia Legal.
Com base em seus conhecimentos sobre desmatamento da Amazônia, leia as frases da sequência, somando os valores que designam as alternativas que fazem análises CORRETAS.
(01) Apesar do desmatamento na floresta, a região amazônica sempre terá abundância de recursos hídricos, pois é uma área caracterizada por grandes quantidades de chuvas.
(02) O desmatamento da floresta amazônica terá como principal consequência uma alteração no regime hídrico na região.
(04) As plantações de soja e a pecuária desmatam centenas de hectares no Centro-Oeste e no Norte do país, pois consistem em atividades que crescem cada vez mais no Brasil.
(08) Em função do desmatamento provocado pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo vegetal, o Brasil tende a sofrer futuramente com a carência de recursos hídricos.
(16) A retirada excessiva da vegetação na Amazônia acarretaria uma redução no regime hídrico de outros biomas brasileiros, como o Cerrado, por exemplo.
A soma dos valores correspondentes às alternativas que fazem análises CORRETAS sobre a Amazônia e os impactos do desmatamento neste Bioma é:
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
I, II e III.
I, III e V.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
A ecologia (do grego “oikos", casa, e "logos", estudo) é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, os seres vivos e o meio, em suas interações. Com base na ecologia de populações ou organização e dinâmica populacional, leia as alternativas abaixo, julgando-as como VERDADEIRAS E FALSAS:
( ) Densidade populacional é a relação entre a quantidade de alimento e a área ocupada, o que não se modifica em função da natalidade e da mortalidade.
( ) Dentre os fatores que podem limitar o número de indivíduos em uma população podemos citar o espaço físico e a disponibilidade de nutrientes.
( ) A densidade dos seres vivos não oferece influência na estabilidade das populações, já que naturalmente espaço e os recursos para cada espécie se adaptam conforme a necessidade aumenta.
( ) Entende-se por resistência ambiental a capacidade que o meio ambiente tem de regeneração ilimitada diante das pressões antrópicas ou naturais.
( ) Entende-se por potencial biótico a capacidade que cada população apresenta de crescer ou se multiplicar em condições plenamente favoráveis.
A SEQUÊNCIA CORRETA do preenchimento das lacunas acima é:
FVFVF
FVFFV
FFVVV
VFFFV
VVFFF
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
A produção moderna do homem, em uma perspectiva antropocêntrica, vem lançando mão dos recursos naturais de maneira intensa e contínua causando forte pressão no meio ambiente. O homem se sente no domínio da natureza, supõe-se no controle e explora-a objetivando o atendimento das “necessidades” de um modelo de desenvolvimento e consumo historicamente constituído.
Com base em seus conhecimentos e na afirmação acima, analise as sentenças abaixo e veja quais estão corretas:
I) A sociedade atual está sustentada em um modelo de produção que se relaciona com a natureza como se pudesse controlá-la. Faz-se urgente a construção de uma percepção baseada em valores cuja centralidade simbólica esteja em bens materiais.
II) Uma sociedade que entende por progresso e desenvolvimento a capacidade de consumo e de acumulação trabalha para construir e manter um imaginário popular do ter, possuir, consumir. A mídia atua na criação dos artifícios que induzem ao desejo de consumo.
III) A sociedade enxerga a natureza como mero depositário de recursos naturais que só estão lá à espera da exploração, que se dará conforme a “necessidade” do modelo de desenvolvimento econômico adotado e praticado.
IV) A discussão sobre essa maneira da sociedade se relacionar com a natureza só teve início a partir do momento em que os impactos ambientais passaram a influenciar negativamente na qualidade da vida humana.
V) A extração dos elementos naturais, tidos como recursos naturais, jamais foi tão branda. Isso se deve aos vários acordos firmados em âmbito internacional. Por conseguinte, o nível crescente de resíduos gerados pelo consumo também se tornou um problema do passado.
Marque a sequência que aponta as alternativas corretas:
II, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
I, II e III
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Antes de pensarmos nos grandes impactos ambientais globais da destruição dos ecossistemas, é necessário ter como base a consciência de que cada espécie apresenta valor em si mesmo e que qualquer alteração em uma parte de uma organização ecológica refletirá em consequências para além dessa organização. No Brasil uma das maiores dores de cabeça dos ambientalistas é o desmatamento desenfreado da Amazônia associado à biopirataria praticada na Amazônia Legal.
Com base em seus conhecimentos sobre desmatamento da Amazônia, leia as frases da sequência, somando os valores que designam as alternativas que fazem análises CORRETAS.
(01) Apesar do desmatamento na floresta, a região amazônica sempre terá abundância de recursos hídricos, pois é uma área caracterizada por grandes quantidades de chuvas.
(02) O desmatamento da floresta amazônica terá como principal consequência uma alteração no regime hídrico na região.
(04) As plantações de soja e a pecuária desmatam centenas de hectares no Centro-Oeste e no Norte do país, pois consistem em atividades que crescem cada vez mais no Brasil.
(08) Em função do desmatamento provocado pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo vegetal, o Brasil tende a sofrer futuramente com a carência de recursos hídricos.
(16) A retirada excessiva da vegetação na Amazônia acarretaria uma redução no regime hídrico de outros biomas brasileiros, como o Cerrado, por exemplo.
A soma dos valores correspondentes às alternativas que fazem análises CORRETAS sobre a Amazônia e os impactos do desmatamento neste Bioma é:
FVFVF
FVFFV
FFVVV
VFFFV
VVFFF
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
A produção moderna do homem, em uma perspectiva antropocêntrica, vem lançando mão dos recursos naturais de maneira intensa e contínua causando forte pressão no meio ambiente. O homem se sente no domínio da natureza, supõe-se no controle e explora-a objetivando o atendimento das “necessidades” de um modelo de desenvolvimento e consumo historicamente constituído.
Com base em seus conhecimentos e na afirmação acima, analise as sentenças abaixo e veja quais estão corretas:
I) A sociedade atual está sustentada em um modelo de produção que se relaciona com a natureza como se pudesse controlá-la. Faz-se urgente a construção de uma percepção baseada em valores cuja centralidade simbólica esteja em bens materiais.
II) Uma sociedade que entende por progresso e desenvolvimento a capacidade de consumo e de acumulação trabalha para construir e manter um imaginário popular do ter, possuir, consumir. A mídia atua na criação dos artifícios que induzem ao desejo de consumo.
III) A sociedade enxerga a natureza como mero depositário de recursos naturais que só estão lá à espera da exploração, que se dará conforme a “necessidade” do modelo de desenvolvimento econômico adotado e praticado.
IV) A discussão sobre essa maneira da sociedade se relacionar com a natureza só teve início a partir do momento em que os impactos ambientais passaram a influenciar negativamente na qualidade da vida humana.
V) A extração dos elementos naturais, tidos como recursos naturais, jamais foi tão branda. Isso se deve aos vários acordos firmados em âmbito internacional. Por conseguinte, o nível crescente de resíduos gerados pelo consumo também se tornou um problema do passado.
Marque a sequência que aponta as alternativas corretas:
II, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
I, II e III
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Antes de pensarmos nos grandes impactos ambientais globais da destruição dos ecossistemas, é necessário ter como base a consciência de que cada espécie apresenta valor em si mesmo e que qualquer alteração em uma parte de uma organização ecológica refletirá em consequências para além dessa organização. No Brasil uma das maiores dores de cabeça dos ambientalistas é o desmatamento desenfreado da Amazônia associado à biopirataria praticada na Amazônia Legal.
Com base em seus conhecimentos sobre desmatamento da Amazônia, leia as frases da sequência, somando os valores que designam as alternativas que fazem análises CORRETAS.
(01) Apesar do desmatamento na floresta, a região amazônica sempre terá abundância de recursos hídricos, pois é uma área caracterizada por grandes quantidades de chuvas.
(02) O desmatamento da floresta amazônica terá como principal consequência uma alteração no regime hídrico na região.
(04) As plantações de soja e a pecuária desmatam centenas de hectares no Centro-Oeste e no Norte do país, pois consistem em atividades que crescem cada vez mais no Brasil.
(08) Em função do desmatamento provocado pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo vegetal, o Brasil tende a sofrer futuramente com a carência de recursos hídricos.
(16) A retirada excessiva da vegetação na Amazônia acarretaria uma redução no regime hídrico de outros biomas brasileiros, como o Cerrado, por exemplo.
A soma dos valores correspondentes às alternativas que fazem análises CORRETAS sobre a Amazônia e os impactos do desmatamento neste Bioma é:
II, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
I, II e III
I, III e IV